Uma Tradição tipíca dos Estados Unidos e que, chegou ao Brasil em 2011 e desde então conquistou diversos simpatizantes.
A Black Friday é uma sexta-feira onde todos os produtos das lojas têm seus preços reduzidos, atraindo centenas de consumidores.
No Brasil, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro e, esse ano será no dia 24 de Novembro!
No ano passado, as vendas atigiram R$ 1.9 bilhões e a cada ano o número só aumenta mas, vale lembrar que devemos sempre estar atentos para que não sejamos prejudicados.
Algumas dicas são importantes para aproveitar a Black Friday com mais precaução.
1 – Escolha um site confiável
No site da Black Friday aqui no Brasil você confere quais serão os sites participantes. Procure fugir de sites desconhecidos e que possuam uma má reputação por não entregar produtos ou serem fraudulentos.
2 – Verifique os preços dos produtos antes da Black Friday
“Tudo pela metade do dobro” – e no final das contas você acaba pagando o preço original do produto. Aproveite para conferir os valores dos produtos em um dia comum e veja quanto ele está no dia da Black Friday: se valer a pena, feche negócio!
3 – Defina quais são seus produtos de maior interesse
Computadores, tablets, celulares, roupas, relógios e muito mais… defina quais são as suas prioridades e procure pelos produtos de maior interesse. Eletrônicos com bons descontos são alguns dos primeiros itens a ficar fora de estoque, seja rápido!
4 – Cuidado com o orçamento
Não caia na ilusão de comprar produtos com muito desconto e se endividar! Veja quanto você pode gastar nesta Black Friday sem ficar no aperto.
5- Compare os preços
Utilize sites de comparação de preços: diferentes lojas oferecem os mesmo produtos com preços variados, aproveite e escolha o com o melhor preço ou condições de pagamento.
6- Esteja atento
Há sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.
7- Fique atento ao prazo de entrega
Especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.
8- Trocas e devoluções
O consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (internet ou telefone). Verifique antecipadamente a política de troca da empresa.
9- Ofertas Por e-mail e/ou rede social
Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. Consulte sempre a página oficial da loja.
Em caso de dúvidas, consulte sempre o código de defesa do consumidor: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/CDCcompleto.pdf
10- Plantão Procon no Black Friday
Para maiores informações e soluções, a Fundação Procon-SP fará plantão especial de monitoramento e orientação entre às 19h00 do dia 23 de novembro até 22h00 do dia 24.
Disque Procon : 151
Atendimento eletrônico: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=67
Fontes:
Guia da Semana – São Paulo
Procon – SP