4 de junho de 2019

Já ouviu falar em arquivo XML de NF-e? Sabe a importância de armazená-lo corretamente?

Hoje, qualquer profissional necessita estar atualizado, para conseguir lidar com os trâmites burocráticos do dia a dia porém, diante de uma rotina puxada e corrida, a tecnologia vem para auxiliar e ajudar na realização de alguns processos. Se você achava que o XML tinha vindo para atrapalhar, esteja preparado para rever os seus conceitos.

Em outubro de 2005 foi introduzido em todo território nacional um novo formato para a nota fiscal eletrônica, o famoso XML, no qual deixou a vida das pessoas que trabalham nos setores fiscais bem mais fácil e tornou o processo de emissão mais rápido.
O XML não é nada menos que uma nota fiscal, porém eletrônica, seguindo o padrão brasileiro de escrituração fiscal, sendo que é o emissor que sempre irá disponibilizar para o comprador o arquivo XML e PDF da NF-e após sua emissão, validação, assinatura e transmissão, retornando a autorização de uso, o arquivo estará pronto para ser encaminhado ao cliente.
Dentro deste arquivo é possível encontrar diversas informações, como dados da NF-e, tal como modelo, número, data de emissão, data de saída e entrada e valor total, entre outros.

Este arquivo necessita ser armazenado eletronicamente (não estamos falando do arquivo em PDF nem da DANFE impressa) por 5 anos tanto pelo emissor quanto pelo comprador, caso contrário a organização está sujeita a multas e autuações, pois o XML comprova a posse de um bem ou serviço contratado. É através dele que o governo federal avalia e verifica os detalhes das transações efetuadas pela empresa.

Como a empresa precisa armazenar todas as suas notas fiscais pelo tempo legal estabelecido, o modo mais eficiente de arquivá-las é eletronicamente, pois é a forma mais prática de obter acesso rápido tanto pela empresa quanto para os clientes.

Temos hoje no mercado, diversos softwares que armazenam e organizam os arquivos XML, porém há de se atentar para um detalhe, alguns programas que fazem o processo de baixa da NF-e e realizam de forma automática uma manifestação para o destinatário, isto não é aconselhado.

Além da desburocratização, é claro que a fiscalização se tornou mais rápida, hoje o Fisco tem acesso à todas as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas contra e a favor de sua empresa, sem antes mesmo de serem enviadas ao contador para apurar os impostos.

Refletiu melhor e entendeu a necessidade de se organizar para o presente?

Fale conosco, nós podemos te ajudar com o Régulus Simplifique!

 

Esse conteúdo te ajudou? Se você quiser saber mais sobre conteúdos de RH e outros assuntos sobre contabilidade e empreendedorismo, assine nossa newsletter e receba semanalmente novidades em seu e-mail.

 

 


Fonte da matéria:
https://www.sieg.com/blog/para-que-serve-xml-de-nota-fiscal/

Fonte da imagem:
https://www.itprotoday.com/sites/itprotoday.com/files/uploads/2012/12/html-code_0.jpg