Os exercícios físicos precisam fazer parte da rotina das pessoas, pois proporcionam um maior equilíbrio e autocontrole, ajudando no aumento de produtividade e, consequentemente, tanto a empresa, quanto o colaborador ganham com isso.
Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde, mostram que o Brasil é o país com maior número de sedentários, chegando a 47 o percentual da população que não pratica exercícios físicos.
Com os custos envolvendo saúde cada vez mais elevados e com números comprovando o melhor desempenho pessoal, empresas e colaboradores vem buscando projetos voltados à saúde.
Seguem abaixo alguns dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam em melhorias na produtividade laboral:
1. Melhora na Saúde em geral
As atividades físicas tem vários pontos positivos, dentre eles, auxilia na prevenção de doenças e ajuda na saúde mental, melhorando o desempenho do colaborador, reduzindo o estresse, evitando a ansiedade e a depressão, contribuindo inclusive para um ambiente mais saudável.
2. Disciplina com as tarefas
Dentro das empresas existem perfis mais desatentos, normalmente isso ocorre, devido a falta de qualidade no sono, inquietação com problemas, entre outros motivos. Praticando esportes o colaborador adquire foco, concentração e dedicação, agregando de forma positiva para a disciplina e desenvolvimento do mesmo, uma vez que as funções exercidas exigem atenção.
3. Autoconfiança e Autoestima
Muitas pessoas se sentem para baixo, sem conseguir ter ânimo para desempenhar suas funções, assim deixam de realizar o que antes tinham prazer. A falta de autoconfiança e autoestima comprometem tanto a vida pessoal, quanto profissional, já que o colaborador não se sente capaz de cumprir seus prazos e encarar reuniões.
Tomás Camargos, sócio fundador da VIK, startup que promove saúde nas empresas, diz que “exercícios físicos como futebol, musculação, luta, entre outros liberam hormônios do prazer, fazendo com que as pessoas se sintam com maior disposição. Dessa maneira, aumenta a confiança e capacidade, ajudando o profissional a ter mais segurança e qualidade no trabalho.”
4. Redução de faltas e afastamentos
Um dos dilemas encontrados em várias empresas é a quantidade de faltas e afastamentos devido a problemas de saúde. Alguns destes casos estão associados ao sedentarismo e esforço exigido no trabalho. O fato é que se o colaborador está indisposto e com dores, não consegue ter foco, interferindo diretamente na produtividade. Nesse caso, os exercícios contribuem para aliviar tensões, movimentam o corpo para recuperar o equilíbrio e, assim, diminuem as faltas decorrentes de problemas de saúde.
5. Socialização
Os exercícios físicos em grupo geram mais entusiasmo, estimulando o colaborador a fazer amizades possibilitando a troca de idéias e experiências, consequentemente levadas ao ambiente de trabalho, tornando-o mais flexível, agradável e descontraído. Hoje em dia as empresas estão investindo em programas de atividades físicas, com premiação para quem alcançar mais pontos, fazendo com que haja interação entre os colaboradores que, além de falar somente sobre trabalho, irão conversar sobre suas atividades fora deste ambiente.
Interessante como os exercícios físicos são uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade da empresa, não é mesmo?
Você incentiva seus colaboradores a praticar esportes?
Esse conteúdo te ajudou? Se você quiser saber mais sobre conteúdos de RH e outros assuntos sobre contabilidade e empreendedorismo, assine nossa newsletter e receba semanalmente novidades em seu e-mail.
Fonte da matéria:
https://administradores.com.br/noticias/5-vantagens-que-a-atividade-f%C3%ADsica-traz-para-o-mercado-de-trabalho
https://nucleohealthcare.com.br/blog/2016/12/27/5-beneficios-dos-exercicios-fisicos-para-o-aumento-da-produtividade/
Fonte da imagem:
https://uptasker.co.za/blog/wp-content/uploads/2015/06/are-you-fit-to-work.jpg