3 de outubro de 2018

Aguardando a Atualização da Tabela do IRRF

Em 2015 ocorreu a última correção da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física, de lá para cá acumulou-se uma defasagem de aproximadamente 88,4%, porém conforme o Sindicato Nacional dos Auditores – Fiscais da Receita Federal esse percentual transcorreu ao longo de 20 anos.

O Projeto de Lei apresentado em 2015 pelo ex-senador Donizeti Nogueira, fixaria uma faixa de isenção para contribuintes com rendimentos mensais de até R$ 3.300,00, estabelecendo faixas de tributação conforme modelo abaixo:

Fonte: Senado Federal (Divulgação: Facebook)

 

Já o Projeto de Lei 46/2018 de autoria do senador Lasier Martins, busca solucionar a discrepância da contribuição do IRPF com valores próximos à tabela atual.

Na possibilidade de aprovação a tabela de Imposto de Renda em 2019 seria a seguinte:

 

Fonte: Senado Notícias

No entanto, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, anunciou que não há previsão de correção da tabela do Imposto de Renda (IR), em contrapartida os bancos terão, conforme legislação vigente, redução de 18% para 15% de sua contribuição social, a CSLL.

“Eu tenho dito várias vezes que a tributação da pessoa jurídica no Brasil é elevada. No mundo inteiro convergiu para patamar da ordem de 21% e nós estamos em 34% para as empresas; para o setor financeiro é ainda mais alta. Então nós achamos adequado manter essa tendência de redução da CSLL”, afirmou em entrevista coletiva após a apresentação do orçamento.

Diante deste cenário, o governo se beneficia com a diferença entre os índices de correção e de inflação, reduzindo assim a circulação de recursos, ficando a cargo do contribuinte aguardar a atualização.

 

 

 


Fontes:

Defasagem na Tabela do Imposto de Renda é de 88,4%


Comissão do Senado vai analisar nova tabela de Imposto de Renda
http://www.fenacon.org.br/noticias/proposta-orcamentaria-nao-preve-revisao-da-tabela-do-ir-3645/
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/02/23/de-sua-opiniao-projeto-reajusta-tabela-do-imposto-de-renda

Fonte da imagem:
http://orgulhodeserdiscipulo12.blogspot.com/2011/08/carregando-dia-8-de-agosto.html